Administração, Conselhos e Comitês

A AES Tietê Energia é administrada por um Conselho de Administração, responsável pelo planejamento e pelas questões estratégicas da empresa. De acordo com o Estatuto Social, o Conselho de Administração é composto por no mínimo cinco membros e no máximo onze membros efetivos e seus respectivos suplentes. Atualmente, o Conselho de Administração é formado por dezesseis membros, sendo onze efetivos e cinco suplentes. 

Nome Cargo Data de Eleição Data de Posse Prazo de mandato Foi eleito pelo controlador
Arminio Francisco Borjas Herrera Vice Presidente do Conselho de Administração 13/11/2015 04/01/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Berned Raymond da Santos Ávila Conselheiro Efetivo 13/11/2015 04/01/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Britaldo Pedrosa Soares Presidente do Conselho de Administração 13/11/2015 04/01/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Cláudio José de Oliveira Magalhães Conselheiro Efetivo (Membro Independente)* 31/03/2016 01/04/2016 Até AGO** de 2018 Não
Francisco José Morandi Lopez Conselheiro Efetivo 13/11/2015 04/01/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Franklin Lee Feder Conselheiro Efetivo (Membro Independente)* 31/10/2016 01/11/2016 Até AGO** de 2018 Não
João Mauro Fidalgo Conselheiro Suplente 31/03/2016 01/04/2016 Até AGO** de 2018 Não
Julian Jose Nebreda Marquez Conselheiro Efetivo 31/03/2016 01/04/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Kazi Kamrul Hasan Conselheiro Suplente 31/03/2016 01/04/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Krista Sweigart Conselheiro Efetivo 13/11/2015 04/01/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Lucio da Silva Santos Conselheiro Suplente 13/11/2015 04/01/2016 Até AGO** de 2018 Não
Luiz Pinguelli Rosa Conselheiro Efetivo 13/11/2015 04/01/2016 Até AGO** de 2018 Não
Paulo Roberto Miguez Bastos da Silva Conselheiro Suplente 31/03/2016 01/04/2016 Até AGO** de 2018 Não
Paulo Roberto Robin Carvalho Conselheiro Efetivo 31/03/2016 01/04/2016 Até AGO** de 2018 Não
Ricardo de Abreu Sampaio Cyrino Conselheiro Suplente 13/11/2015 04/01/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Vincent Winslow Mathis Conselheiro Efetivo 13/11/2015 04/01/2016 Até AGO** de 2018 Sim

* Para fins de governança corporativa, considerar-se-á Independente o conselheiro que: (i) não mantiver qualquer vínculo com a Companhia além de participação em seu capital social; (ii) não for Acionista Controlador, seu cônjuge ou parente até segundo grau, ou não possuir ou tiver possuído vínculo com o Acionista Controlador nos últimos 3(três) anos, por meio de sociedade ou entidade relacionada, salvo nos casos de instituições públicas de ensino e/ou pesquisa; (iii) não tiver sido empregado ou diretor da Companhia, do Acionista Controlador ou de sociedade controlada pela Companhia nos últimos 3 (três) anos; (iv) não for prestador de serviços e/ou fornecedor ou comprador de produtos da Companhia, direta ou indiretamente, em proporção que caracterize relação de dependência; (v) não for vinculado à sociedade ou entidade prestadora ou que demande serviços e/ou produtos à Companhia, na qualidade de funcionário ou administrador, em proporção que caracterize relação de dependência; (vi) não for cônjuge ou parente até segundo grau de administrador da Companhia; e (vii) seja remunerado pela Companhia apenas em virtude do cargo de conselheiro, excluídos valores recebidos por conta de participação no capital social da Companhia. É ainda considerado independente o conselheiro que for eleito mediante faculdade prevista pelo art. 141, §§ 4° e 5º ou pelo art. 239 da Lei das Sociedades por Ações, os quais contemplam quoruns e formas para eleição de membros do conselho pelos acionistas minoritários. (Fonte: B3)

**AGO = Assembleia Geral Ordinária

Armínio Herrera é Diretor Jurídico Regional do grupo AES para a América Latina, responsável por Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, República Dominicana, El Salvador, Panamá, além de México, América Central e Caribe; e foi membro efetivo e presidente do Conselho de Administração da AES Tietê S.A. (companhia aberta). O Sr. Herrera é presidente da Gener S.A. (companhia aberta no Chile), cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica, AES Panamá S.A. (companhia aberta no Panamá), cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica, Alumbrado Electrica de San Salvador, S.A. de C.V. (companhia aberta atuante no setor de distribuição e comercialização de energia elétrica), Empresa Electrica de Oriente, S.A. (companhia aberta atuante no setor de distribuição e comercialização de energia elétrica) e C.A. Ron Santa Teresa (companhia aberta atuante no setor de produção, engarrafamento e distribuição de bebidas alcoólicas); e (iii) membro efetivo e presidente do Conselho de Administração da AES Elpa S.A. desde abril de 2013.

Berned Raymod Da Santos Ávila é membro efetivo do conselho de administração da Companhia desde janeiro de 2016. É bacharel Cum Laude em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidad José Maria Vargas, com pós- graduação Cum Laude em Gerência de Negócios e em Finanças, MBA Cum Laude pela Universidad José Maria Vargas e concluiu o Programa Avançado no Instituto de Estudios Superiores y de Administración (IESA) em Caracas, bem como o Programa de Liderança da AES na Darden School. Atualmente é: (i) Diretor Vice-Presidente Financeiro do grupo AES na América Latina e África desde julho de 2005; (ii) Diretor Executivo de Finanças da AES Global Utility, desde outubro de 2011;(iii) Presidente do conselho de administração da AES Uruguaiana Empreendimentos S.A.; e (iv) membro do conselho de administração das empresas Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., AES Tietê Energia S.A., AES Gener S.A. (companhia aberta), Companhia de Alumbrado Electrico de San Salvador (CAESS), Empresa Electrica de Oriente (EEO), Companhia de Alumbrado Electrico de Santa Ana, Eletricidad de La Plata (EDELAP), AES Chivor & Cia S.C.A. E.S.P. (companhia aberta), AES Sonel e Dayton Power & Ligth, companhias cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica. Possui 25 anos de experiência em finanças corporativas internacionais no setor de serviços de geração, transmissão e distribuição na América Latina e, recentemente, na África. Além dessas, também exerceu a posição de: (i) Diretor Financeiro e Controller na Venezuela, El Salvador e Colômbia, de maio de 2000 a junho de 2005; e (ii) membro suplente do conselho de administração da Companhia de abril de 2009 a abril de 2015.

Britaldo Pedrosa Soares é Presidente do conselho de administração da Companhia desde abril de 2016. Foi membro efetivo do conselho de administração da AES Tietê S.A. de abril de 2008 a dezembro de 2015, e Diretor Presidente da AES Tietê S.A. de junho de 2007 a dezembro de 2015, tendo cumulado a função de Diretor de Relações com Investidores desde setembro de 2009. É graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-graduação em Engenharia Econômica e Financeira na Fundação Dom Cabral (Minas Gerais) e participou em diversos programas de educação executiva, dentre os quais o Senior Executive Program na Darden School of Business – University of Virginia. Atualmente é: (i) Presidente do conselho de administração da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., membro do Conselho de Administração da AES Gener S.A. (companhia aberta no Chile cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica), do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS desde abril de 2008, do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo - IBEF desde janeiro de 2011, da Câmara Americana de Comércio - ANCHAM São Paulo desde janeiro de 2011, da The Dayton Power and Light Company desde novembro de 2011, da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ desde junho de 2013 e da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base desde maio de 2014. Nos últimos cinco anos, além destas, exerceu as seguintes funções: (i) Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Jarí Celulose S.A. (companhia fechada que atua no setor de papel para embalagens), Elektro Eletricidade e Serviços S.A. (companhia aberta que atua no setor de geração, distribuição e transmissão de energia), Aços Villares S.A. (companhia aberta), AES Tietê S.A. e da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A.; (iii) Diretor de Relações com Investidores da Companhia Brasiliana de Energia de fevereiro de 2006 até junho de 2007; e (iii) membro do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica) de abril de 2008 até janeiro de 2011.

Cláudio José de Oliveira Magalhães é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia desde abril de 2016. É graduado em Engenharia Elétrica - Eletrônica pela Universidade Nuno Lisboa do Rio de Janeiro, em dezembro de 1981, com pós-graduação em Energia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é: (i) Assistente da Coordenação Geral da Presidência da Centrais Elétricas Brasileiras S.A - Eletrobras (companhia aberta com foco em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, Brasil), desde agosto de 2008, com atuação nas atividades de planejamento estratégico e gestão empresarial; e (ii) conselheiro fiscal efetivo da AES Tietê S.A. (companhia aberta com foco em geração de energia elétrica, Brasil) desde abril de 2009. Em exercícios anteriores atuou na gestão de grandes projetos nas áreas financeira, empresarial e comercial de energia elétrica, que possuíam forte enfoque no estabelecimento de processos, práticas de gestão e controles internos (Sarbanes-Oxley). Exerceu ainda a função de Chefe da Divisão de Sistemas de Informação da Eletrobras.

Francisco Jose Morandi Lopez é Diretor Vice-Presidente e de Relações com Investidores da Companhia e membro efetivo do conselho de administração da Companhia desde janeiro de 2016. Foi membro suplente do conselho de administração da Companhia Brasiliana de Energia de abril de 2009 a dezembro de 2015. É bacharel em Engenharia Civil, com Pós-Graduação em Finanças Corporativas e Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Metropolitana, em Caracas, Venezuela. Atualmente é: (i) Diretor Vice-Presidente e de Relações com Investidores da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. ("AES Eletropaulo"), companhia aberta, desde dezembro de 2014; (ii) membro do conselho de administração da AES Elpa S.A, da AES Eletropaulo, e Brasiliana Participações (todas companhias abertas cuja principal atividade é a atuação no setor elétrico). Nos últimos cinco anos, além destas, exerceu as seguintes funções: (i) Diretor Geral para America Latina e África, de agosto de 2010 a setembro de 2011; (ii) Diretor Assessor do Presidente Regional da AES Corporation para América Latina e África, de dezembro de 2008 a julho de 2010; (iii) Diretor Vice-Presidente de Implementação de Estratégia da The AES Corporation de maio de 2007 até novembro de 2008; e (ii) Diretor Vice-Presidente de Transformação dos Negócios Globais da The AES Corporation de maio de 2006 até abril de 2007.

Franklin Lee Feder é graduado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e obteve seu MBA pela IMD em Lausanne. Iniciou sua carreira profissional como consultor — Adela, Technomic, Booz, Allen & Hamilton — e depois serviu como líder de negócio através de uma relação de mais de vinte anos com a Alcoa, os últimos dez como CEO Regional para a America Latina e Caribe. Antes deste cargo, atuou como Diretor Financeiro para a região e, sediado em Nova Iorque, responsável pelo planejamento e análise financeira global da companhia. Atualmente é membro de Conselhos Consultivos ou de Administração de cinco organizações — Instituto Ethos, WRI Brasil (World Resources Institute) Brasil, Sitawi-Finanças para o Bem, Unigel S.A. e Companhia Brasileira de Alumínio-CBA. É casado com uma filha, cidadão norte- americano com residência permanente no Brasil há mais de cinquenta anos.

João Mauro Fidalgo é Técnico em Edificações pelo Colégio Fernando Costa de Lins/SP. Atualmente é: (i) Técnico de Operação; (ii) Diretor da SINERGIA Central Única dos Trabalhadores – CUT/ Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Campinas – STIEEC; (iii) Representante dos trabalhadores ativos no Comitê Gestor na Fundação CESP; e (iv) conselheiro de administração suplente da Companhia desde abril de 2016. Foi conselheiro de administração suplente da AES Tietê S.A. de abril a dezembro de 2015.

Julian Jose Nebreda Marquez é graduado em Direito pela Universidad Católica Andrés Bello, em Caracas/Venezuela (1998), com mestrado em Commom Law Studies e Securities and Financial Regulations pela Georgetown University Law Center nos Estados Unidos da América em 1990. Nos últimos cinco anos, exerceu a função de Presidente da unidade de negócios da Europa do grupo AES, sendo responsável pelos negócios na Bulgária, Jordânia, Cazaquistão, Holanda e Reino Unido. Além desta, também exerceu as seguintes funções: (i) Conselheiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (organização financeira internacional), de julho de 1993 até abril de 1999; e (ii) Conselheiro de Administração da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica), de setembro de 2008 até abril de 2009.

Kazi Kamrul Hasan é engenheiro eletricista pela Universidade de Engenharia e Tecnologia de Bangladesh, com MBA em Finanças pelo Instituto de Administração de Empresas da Universidade de Dhaka (Bangladesh) e mestrado em Liderança pela Escola de Administração McDonough da Universidade de Georgetown. Atualmente é conselheiro de administração da Companhia desde janeiro de 2016 e Diretor de Riscos da The AES Corporation. Nos últimos cinco anos, além destas, exerceu as funções de: (i) Diretor Financeiro da The AES Corporation na unidade estratégica de negócios da Ásia de fevereiro de 2013 a novembro de 2014; e (ii) Diretor Geral de Finanças Corporativas da The AES Corporation de março de 2007 a janeiro de 2013.

Krista Sweigart é advogada formada pela Universidade de Direito da Pennsylvania em 1996 e MBA - Magna Cum Laude, English and Criminal Justice, pela Universidade de Delaware em 1993. Atualmente é Diretora de Suporte à Gestão de Operações Globais, Construção e Engenharia da The AES Corporation desde dezembro de 2014 e conselheira de administração suplente da Companhia desde janeiro de 2016. Nos últimos cinco anos, além destas, exerceu as funções de: (i) Diretora de Suporte à Gestão de Operações Globais da The AES Corporation, de julho de 2013 a dezembro de 2014; (ii) advogada sênior da The AES Corporation de fevereiro de 2011 a julho de 2013; e (iii) advogada da The AES Corporation de novembro de 2006 a fevereiro de 2011.

Lucio da Silva Santos é membro suplente do conselho de administração da Companhia desde janeiro de 2016. Foi membro suplente do conselho de administração da AES Tietê S.A. de janeiro de 2009 até dezembro de 2015. É bacharel em Administração de Empresas pela UGF/RJ. Atualmente é: (i) ouvidor-Geral da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-ECT, desde agosto de 2011; e (ii) analista judiciário no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro desde maio de 2000. Nos últimos cinco anos, além destas, exerceu as seguintes funções: (i) assessor no Ministério do Esporte de janeiro a julho de 2011; (ii) secretário- executivo adjunto no Ministério da Previdência Social de agosto de 2005 a dezembro de 2010, responsável pela gestão administrativa, financeira e orçamentária; (iii) assessor especial da Casa Civil/PR de janeiro de 2003 a julho de 2005; e (iv) membro do conselho de administração da Caixa Econômica Federal, Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, Rio Previdência, Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Rio Trilhos – Companhia de Transporte Sobre Trilhos do Rio de Janeiro e do Fundo Especial Penitenciário.

Luiz Pinguelli Rosa é formado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, com mestrado em engenharia nuclear pelo COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós- Graduação e Pesquisa de Engenharia e doutorado em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é conselheiro de administração da Companhia desde janeiro de 2016 e Diretor de Relações Institucionais do COPPE. Nos últimos anos também foi conselheiro de administração da Itaipu Binacional, de janeiro de 2003 a maio 2015.

Paulo Roberto Miguez Bastos da Silva é membro do conselho de administração da Companhia desde abril de 2016. É advogado formado pela Universidade Candido Mendes em dezembro de 2007 e inscrito na OAB em 14 de outubro de 2008. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ em julho de 1987. Atualmente é Assessor da Superintendência de Planejamento, Gestão Estratégica e Sustentabilidade das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobrás (companhia aberta) que atua na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, Brasil) desde agosto de 2008 além de Assessor do Coordenador Geral da Presidência da Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobrás; (ii) conselheiro fiscal titular da Eletrobras Distribuição Acre desde maio de 2014; e (iii) membro do Conselho Deliberativo da Fundação Eletrobras de Seguridade Social – Eletros desde junho de 2015. Nos últimos cinco anos, além destas, exerceu as seguintes funções: (i) assessor do Diretor de Administração e Finanças da Eletrobrás Termonuclear S.A. – Eletronuclear (companhia aberta que atua no setor de operação e construção de usinas termonucleares, Brasil) entre outubro de 2000 até julho de 2008; (ii) Conselheiro fiscal suplente da Companhia de abril de 2010 a abril de 2013; e (iii) Conselheiro Titular da Centrais Elétricas do Maranhão - CEMAR até março de 2014.

Paulo Roberto Robin Carvalho é graduado em Tecnologia Mecânica pela Fundação Educacional de Bauru (atualmente Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho " – UNESP/Bauru). Atualmente é: (i) Técnico de Manutenção Mecânica III Usina Agua Vermelha ; (ii) Diretor Sindical do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Campinas/SP; e (iii) Responsável pela área de comunicação e divulgação. É conselheiro de administração da Companhia desde 01 de abril de 2016 e foi conselheiro de administração da AES Tietê S.A. de abril a dezembro de 2015.

Ricardo de Abreu Sampaio Cyrino é Diretor Vice-Presidente da Companhia desde dezembro de 2014 e membro suplente do conselho de administração da Companhia desde dezembro de 2015. É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de ltajubá em Minas Gerais (dezembro/1987), com MBA em Energia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (novembro/2005), e participou em diversos programas de educação executiva, dentre os quais o AES Finance Leadership Development Program em Darden Graduate School of Business Administration, University of Virginia (em novembro de 2009), o AES Leadership Development Program também em Darden Graduate School of Business Administration (junho de 2005). Atualmente é membro suplente do conselho de administração da AES Elpa S.A. desde junho de 2013. Nos últimos cinco anos exerceu, além desta, as seguintes funções: (i) Diretor de Gestão e Comercialização de Energia da Companhia, de dezembro de 2010 a novembro de 2014; (ii) Diretor de Desenvolvimento de Negócios da AES Tietê S.A. (companhia aberta) de julho de 2009 a março 2011; e (iii) Diretor de Suprimento de Energia da Companhia, de outubro de 2003 a junho de 2009.

Vincent Winslow Mathis é membro efetivo do conselho de administração da Companhia desde janeiro de 2016. Foi membro efetivo do conselho de administração da AES Tietê S.A. de dezembro de 2011 até dezembro de 2015. É bacharel em Economia e Ciências Políticas pela Universidade de Richmond – Virginia, bem como Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade da Virginia. Atualmente é: (i) Diretor Jurídico de Utilidades Integradas da The AES Corporation desde outubro de 2011; (ii) Conselheiro de administração efetivo da AES Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (companhia aberta atuante no setor elétrico); e (iii) conselheiro de administração da AES Elpa S.A. (companhia aberta) desde abril de 2015. Nos últimos cinco anos exerceu, além destas, as seguintes funções: (i) Diretor Jurídico, Região da América do Norte da The AES Corporation de outubro de 2009 à outubro de 2011; e (ii) Diretor Jurídico e Vice-Presidente Executivo da ContourGlobal LP de julho de 2006 a outubro de 2009.

A Companhia conta com um Conselho Fiscal que, de acordo com seu Estatuto Social, é composto por no mínimo três e no máximo cinco membros efetivos e seus respectivos suplentes. O Conselho Fiscal da Companhia é atualmente composto por cinco membros efetivos e respectivos suplentes. Além de ter sua gestão administrativa fiscalizada pelo Conselho Fiscal, a AES Tietê Energia está preparada para suprir a The AES Corporation - sua controladora indireta norte-americana - com as informações exigidas pela Lei Sarbanes-Oxley.

Nome Cargo Data de Eleição Data de Posse Prazo de mandato Foi Eleito pelo Controlador
Alberto Irazê Ribeiro Conselheiro Suplente 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim
André Eduardo Dantas Conselheiro Efetivo 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Não
Carlos Eduardo Teixeia Taveiros Conselheiro Efetivo 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Não
João Gustavo Specialski da Silveira Conselheiro Suplente 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Não
Maria Carmen Westerlund Montera  Conselheira Efetivo 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim
Mário Shinzato Presidente do Conselho Fiscal 20/04/2017 28/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim
Newton Akira Fukumitsu Conselheiro Suplente 20/04/2016 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim
Raimundo Cláudio Batista Conselheiro Efetivo 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim
Wilton de Medeiros Daher Conselheiro Suplente 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim

*AGO = Assembleia Geral Ordinária

Alberto Irazê Ribeiro é Economista, formado pela Universidade Federal do Paraná, contador, formado pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná - FESP, bacharel em Direito, formado pela Faculdade Estácio de Curitiba e com Pós-graduação em auditoria operacional e tributária pela Universidade Federal do Mato Grosso. Atualmente é: (i) sócio diretor da Alberto I. Ribeiro - Consultoria Contábil EIRELI (prestadora de serviço de auditoria, consultoria contábil e econômica, avaliação de empresas, planejamento de organização, finanças, gestão empresarial e similares) desde de 2010; (ii) Perito Contador, (iii) membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa/Paraná –IBGC desde 2015; (iv) membro efetivo do conselho fiscal das Sociedades do Grupo Zugman (Agro Pastoril Novo Horizonte S/A, Laminados e Compensados Lavrasul S/A, Lavradora Racional de Madeiras Lavrama S/A, Brascomp Compensados do Brasil S/A, Esinco Imóveis S/A, Participações Rio Anapu Ltda, Itauba Comercial Exportadora Ltda, Transportes e Consignações Ize Ltda) desde 30/04/2011 até a presente data; (v) membro efetivo do Conselho de Administração do Grupo Noster (Grupo paranaense composto por diversas empresas – (revenda de veículos - COPAVA Veículos Ltda, empresas de transportes urbano e metropolitano - Auto Viação Santo Antônio Ltda e Auto Viação Santo Angelo Ltda, construtoras - Víncere Construções Ltda e Tanguá Construtora Ltda, usinas hidrelétricas/PCHs e empreendimentos diversos) desde 01/07/2013 até a presente data; (vi) Diretor Executivo (CEO) do Grupo SOPACO - Sociedade Paraná Comercial Ltda (grupo paranaense composto por 8 empresas operacionais nos ramos de fabricação de fósforos - Cia. de Fósforos Paraná S/A, revenda de veículos - Cia. Metropolitana de Automóveis Ltda, Le Lac Distribuidora de Veículos Ltda e Cia. Moto Agrícola Campo Real, reflorestamento - Sociedade Paranaense Reflorestadora Ltda, Sopagro Agroflorestal Ltda e Rio D' Areia Agroflorestal Ltda.; (vi) membro do Conselho Fiscal da Companhia e da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (companhia aberta atuante no setor elétrico) desde abril de 2017. Nos últimos 5 anos, Raimundo Cláudio Batista, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

André Eduardo Dantas é conselheiro fiscal efetivo da Companhia desde maio de 2016, advogado e sócio do Escritório Gasparino, Sachet, Roman, Barros & Marchiori Advogados, especializado em Direito Tributário e Societário, é membro da Comissão Jurídica do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Foi Gerente Jurídico Fiscal da Brasil Telecom S/A, do Grupo Coimex e do Atacadão (Carrefour). É Coordenador do Conselho Fiscal da ETERNIT desde 2015. Foi Conselheiro Fiscal da Tecnisa e da AES Eletropaulo (2013/2014). É atual membro do Grupo de Governança Corporativa – GGC.

Carlos Taveiros é conselheiro fiscal suplente da Companhia desde maio de 2016 e assistente de gestão, colaborador da GF Gestão, especialista em gestão de fundos de investimentos e carteiras administradas, com experiência em mercado de capitais com ênfase em renda variável desde 1986. Participou de diversos cursos específicos nas áreas de administração e finanças. Foi gerente regional da corretora do Banco Nacional, época em que participou de diversos IPOs.

Sócio do Gasparino, Sachet, Roman, Barros e Merchiori Sociedade de Advogados, especializado principalmente com o Direito Tributário e Societário, com foco no atendimento de grandes empresas em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Manaus, como a TIM, Shell, Cosan, Raízen, Vale, Videolar, Claro, NET, Embratel, Oi, Telemar e Vivo. Responsável pela coordenação e gerenciamento de clientes do Estado de São Paulo, Brasil. Advogado praticante desde 2008, graduado pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, pós-graduado pela Faculdade Getúlio Vargas – FGV (GV Law) em Direito Tributário, com especialização em contabilidade tributária. Suplente no Conselho Fiscal da Eletrobrás desde 2016. João Gustavo Specialski da Silveira não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

Maria Carmen Westerlund Montera é economista formada pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro da Universidade Candido Mendes, é também bacharel em Letras pela PUC/RJ, com especialização em Mercado de Capitais na EPGE/FGV/RJ. Atualmente é membro do Conselho Fiscal da Aes Tietê Energia S.A. e membro suplente do Conselho Fiscal da Brasiliana Participações desde abril de 2017 , membro suplente do Conselho Fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo, desde maio de 2011, e membro suplente do Conselho Fiscal da Klabin S.A. desde março de 2017. É também membro do comitê de auditoria e riscos da BR Insurance S.A. desde janeiro de 2017 e da Tupy S.A desde 2009. Foi gerente na BNDES Participações S.A.- BNDESPAR responsável pelo investimento em empresas e em fundos de investimentos, de 1987 a 2002, chefe do Departamento de Comunicação e Cultura do BNDES em 2004 e economista do Departamento de Gestão e Acompanhamento da Carteira da BNDESPAR de 2005 a junho de 2013. Foi também membro do Conselho de Administração da Tupy S.A. de 2006 a 2013 e da Cia de Distribuição de Gás do Rio de Janeiro (cia aberta concessionária distribuidora de gás) de 2006 a 2012, membro do Conselho Fiscal da AES Elpa em 2011-2013 e da AES Tietê SA em 2011-2013,2014-2015, e membro do comitê de governança e gestão de pessoas da Tupy S.A. Foi ainda, membro do Conselho de Administração e dos comitês financeiro e de gestão da Brasil Ferrovias e da Ferronorte SA (cias abertas concessionárias de ferrovias), membro do comitê de investimentos do Fundo FIP Brasil Energia e do Fundo de Petróleo, Gás e Energia e membro do Conselho de Administração de Spes prestadoras de serviços para a Petrobrás (Companhia de Recuperação Secundária CRSEC, Marlim Participações e Nova Marlim Participações) e membro suplente do Conselho de Administracão da Net Serviços de Comunicação SA e do comitê de Finanças da Telemar Participações SA. Maria Montera não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

Mário Shinzato é conselheiro fiscal efetivo da Companhia desde janeiro de 2016 e exerceu a função de gerente BRGAAP/ Gerente de Projeto do grupo AES Brasil de janeiro de 2008 a julho de 2015.

Newton Akira Fukumitsu, além de membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia desde janeiro de 2016, é Gerente de Soluções Compartilhadas da Arteris S.A., desde agosto de 2014. Nos últimos anos, além desta, exerceu a função de: (i) Gerente de Contabilidade Gerencial da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. e como contador responsável de outras empresas do mesmo grupo econômico, de agosto de 2006 a julho de 2014; (ii) Gerente de Contabilidade da Elektro – Serviços de Eletricidade S.A., de junho de 1998 a junho de 2006; (iii) Conselheiro Fiscal titular da Fundação CESP de março de 2007 a julho de 2014; (iv) Conselheiro Fiscal titular da Fundação do Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento de janeiro de 2001 a junho de 2006; e (v) Representante suplente da Elektro Eletricidade e Serviços S.A. no Comitê de Investimento da Fundação CESP de janeiro de 2003 a dezembro de 2005.

Raimundo Cláudio Batista é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais e MBA em Controladoria pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeira (FIPECAFI). Atualmente é: (i) sócio da Domingues Sociedade de Contadores desde 2015 e também da B.TAX Consultoria Fiscal Financeira desde 2012; e (ii) associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, seção Paraná, desde 2016; (iii) associado e membro do Conselho Fiscal do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, para a gestão 2017 e 2018; (iv) membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia desde abril de 2017; e (v) membro do Conselho Fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (companhia aberta atuante no setor elétrico) desde abril de 2017 . Foi sócio de consultoria tributária da Deloitte Touche Tohmatsu (auditoria e consultoria) de 2002 a 2012. Anteriormente sócio de consultoria tributária da Arthur Andersen. Nos últimos 5 anos, Raimundo Cláudio Batista, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Wilton de Medeiros Daher é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em 1972, em Administração de Empresas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em 1975, tem especialização em Comércio Exterior pela UDF – Centro Universitário, em 1984 e possui mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza, em 2006. Atualmente é fundador e sócio da empresa Inter Consulting Empresarial, de atividades de consultoria de gestão empresarial em Fortaleza, Ceará. Em 2013 participou do Corporate Board Leadershio Program, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, IBGC. É membro do Conselho fiscal da Companhia e da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (companhia aberta atuante no setor elétrico) desde abril de 2017. Foi (i) Superintendente estadual do Banco do Brasil no Estado do Ceará, de janeiro de 1992 a janeiro de 1995; (ii) membro do Conselho de Administração de Empresa Familiar do setor de Segurança Patrimonial, de agosto de 2013 até o presente; (iii) membro do Conselho de Administração de Empresa Familiar do setor de Logística Fracionada e Retroportuária, de junho de 2014 a fevereiro de 2016; (iv) membro do Conselho de Administração da ALL- America Latina Logística, de abril de 2013 a abril de 2015; (v) membro efetivo do Conselho Fiscal "Turbinado" da CPFL Energia, de abril de 2009 a abril de 2013; (vi) membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig Holding, da Cemig Distribuidora e da Cemig Geração e Transmissão, de abril de 2006 a abril de 2009; (vii) membro efetivo do Comitê de Governança Corporativa da Cemig Holding, da Cemig Distribuição e da Cemig Geração e Transmissão, de agosto de 2006 a abril de 2009; (viii) membro efetivo do Comitê de Assessoramento ao Conselho de Administração da Cemig Holding, da Cemig Distribuição e da Cemig Geração e Transmissão, de agosto de 2006 a abril de 2009; (ix) membro efetivo do Conselho Fiscal da Duratex S.A., de abril de 2004 a abril de 2006; (x) membro efetivo do Conselho Fiscal da Neoenergia S.A., de abril de 2003 a abril de 2004; (xi) Vice-presidente da Federação das Associações do Comércio, Indústria, Agropecuária e Serviços do Estado do Ceará – FACIC, de março de 2006 a março de 2010; e (xii) Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF/CE, de 2011 a 2015. Wilton de Medeiros Daher não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

A Diretoria Executiva é composta por três membros, incluindo o presidente. Os membros da Diretoria Executiva desempenharão suas funções de acordo com o objeto social da Companhia, conduzindo normalmente os negócios e operações com estrita observância das disposições do Estatuto Social, das decisões das Assembleias Gerais de Acionistas e do Conselho de Administração.

Nome Cargo Data de Eleição Data de Posse Prazo de mandato Foi eleito pelo controlador
Clarissa Della Nina Sadock Accorsi Diretora Vice-Presidente e de Relações com Investidores 15/09/2017 01/10/2017 17/12/2018 Sim
Ítalo Tadeu de Carvalho Freitas Filho Diretor Presidente 29/02/2016 01/04/2016 17/12/2018 Sim
Ricardo de Abreu Sampaio Cyrino Diretor Vice-Presidente de Comercialização de Energia 04/01/2016 05/01/2016 17/12/2018 Sim

Clarissa Della Nina Sadock Accorsi é graduada em Economia pela Faculdade Cândido Mendes, possui MBA em Finanças pela COPPEAD/UFRJ e curso de extensão em Finanças pela Darden School of Business – University of Virginia (EUA). Atualmente é Diretora Vice Presidente e de Relações com Investidores da AES Tietê Energia S.A. cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica. Nos últimos cinco anos exerceu a função de Diretora de Planejamento Financeiro e Estratégico da AES Tietê Energia S.A., AES Eletropaulo, AES Sul e AES Uruguaiana Empreendimentos S.A. de junho de 2015 à outubro de 2017 e Diretora de Tesouraria e Relações com Investidores da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., AES Tietê S.A., AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S.A. e AES Uruguaiana Empreendimentos S.A. de agosto de 2008 a junho de 2015.

Italo Tadeu de Carvalho Freitas Filho é Diretor Presidente da Companhia desde 01 de abril de 2016. É bacharel em engenharia mecânica pela Universidade de Pernambuco- Escola Politécnica, com mestrado em Energia pela Universidade de Campinas e MBA em finanças pela Universidade de Murcia- Espanha. Nos últimos cinco anos, além destas, exerceu as seguintes funções: (i) Diretor Vice-Presidente e de Geração da Companhia de maio de 2013 a março de 2016; (ii) Diretor de Operações e Manutenção da Companhia e AES Uruguaiana Empreendimentos S.A. (companhia fechada) ("AES Uruguaiana") de junho de 2009 a maio de 2013; (iii) Diretor de manutenção e operações da AES Uruguaiana de maio de 2007 a junho de 2009; e (iii) Gerente de Engenharia e Performance na AES Cartagena- Espanha, de março de 2004 a maio de 2007. É Diretor da AES Uruguaiana Empreendimentos S.A. (companhia fechada) desde setembro de 2010.

Ricardo de Abreu Sampaio Cyrino é Diretor Vice-Presidente da Companhia desde janeiro de 2016 e membro suplente do conselho de administração da Companhia desde dezembro de 2015. É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de ltajubá em Minas Gerais (dezembro/1987), com MBA em Energia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (novembro/2005), e participou em diversos programas de educação executiva, dentre os quais o AES Finance Leadership Development Program em Darden Graduate School of Business Administration, University of Virginia (em novembro de 2009), o AES Leadership Development Program também em Darden Graduate School of Business Administration (junho de 2005). Atualmente é membro suplente do conselho de administração da AES Sul desde de 29 de abril de 2011 e membro suplente do conselho de administração da AES Elpa S.A. desde junho de 2013. Nos últimos cinco anos exerceu, além desta, as seguintes funções: (i) Diretor de Gestão e Comercialização de Energia da Companhia, de dezembro de 2010 a novembro de 2014; (ii) Diretor de Desenvolvimento de Negócios da AES Tietê S.A. (companhia aberta) de julho de 2009 a março 2011; e (iii) Diretor de Suprimento de Energia da Companhia, de outubro de 2003 a junho de 2009.n

Comprometido com o constante aprimoramento das boas práticas de governança corporativa da Companhia, o Conselho de Administração constituiu, em junho de 2017, o Comitê de Remuneração e Pessoal e o Comitê de Sustentabilidade. Com um carácter não estatutário, os Comitês têm como objetivo assessorar o Conselho de Administração em assuntos sob sua responsabilidade e contar com a participação de diretores e especialistas independentes em todas as questões.

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